Formatação de Computadores
Formatação de disco é o processo de preparação de um dispositivo de armazenamento de dados como unidade de disco rígido ou unidade de flash USB para uso inicial.
Em alguns casos, a operação de formatação também pode criar um ou mais sistemas de arquivos novos. A primeira parte do processo de formatação que realiza a preparação básica da mídia normalmente é definida como "formatação de baixo nível". O particionamento é o termo comum para a segunda parte do processo, tornando visível o dispositivo de armazenamento de dados para um sistema operacional. A terceira parte do processo, normalmente definida como "formatação de alto nível" muitas vezes refere-se ao processo de geração de um novo sistema de arquivos. Em alguns sistemas operacionais todas, ou partes desses três processos, podem ser combinadas ou repetidas em níveis diferentes, e o termo "formatar" é compreendido como uma operação na qual uma nova mídia de disco é completamente preparada para armazenar arquivos.
Como uma regra geral, a formatação de um disco deixa a maioria, se não todos os dados existentes, na mídia de disco. Alguns, ou a maioria, dos quais podem ser recuperados com ferramentas especiais.
Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica.
51| 4141.0672 - 51| 99464.7993
Comercial@esminformatica.com